sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atividade 4.3

            As tecnologias da informação  e comunicação  mudaram as nossas vidas, isso é fato. Porém é necessário que esta mudança  venha a ser positiva, portanto devemos usar tais tecnologias a nosso favor enquanto seres humanos inseridos em uma sociedade, em uma família e em um ambiente escolar. 
            As facilidades oferecidas pelas diversas mídias hoje existentes tendem a induzir comportamentos, modelos de vestir, calçar, falar e também formas prejudiciais de escrita e interpretações limitadas ou limitadoras. É necessário, portanto em nosso papel de educador, auxiliar nossos jovens e adultos a ler e escrever de forma correta, crítica e autônoma, utilizando as diversas possibilidades comunicativas existentes.
            O uso das tecnologias de informação e comunicação devem ser usadas como ferramentas para o enriquecimento de aulas, projetos e gincanas, no intuito sempre de torná-los mais interessantes, como de registrar esses momentos, interagir com os alunos e até trocar experiências tecnológicas.
            Como disse Silvio da Costa Pereira, em muitas escolas falta a formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule o uso crítico e criativo dessas tecnologias.
Porém, somos do ponto de vista que cada um deve buscar conhecimentos em diversas áreas, inclusive as tecnológicas, quer a escola ofereça essa capacitação ou não.
            Quando realizamos o projeto envolvendo a dança, alguns componentes   do grupo chegaram a se intimidar quando souberam que iríamos filmar e postar a culminância do projeto na internet. Mas começamos a expor a importância desse trabalho até para o desenvolvimento de trabalho  de outros jovens e aí aos poucos a timidez foi vencida e as alunas de forma em geral ficaram orgulhosas com a apresentação e registro do projeto.
            Momentos assim, despertam a criatividade, talentos,harmonia, espíritos de liderança e cooperação mútua, levando a resultados positivos em um meio tão competitivo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário